QUEM FOI SEBASTIÃO RODRIGUES SOROMENHO?
 
 

Foi um ilustre navegador nascido em Sesimbra que, nos finais do século XVI, a mando de Filipe II, rei de Espanha e de Portugal, se tornou piloto-mor nas viagens entre a Índia e a China, navegando no oceano Pacífico, a partir da costa americana. 


Não sabemos a data do seu nascimento mas sabemos que ditou o seu testamento, precisamente no dia 11 de fevereiro de 1602, na Cidade do México.

Algumas cláusulas do traslado do seu testamento encontram-se no Arquivo Municipal de Sesimbra, tendo sido doadas pelo herdeiro de Rafael Monteiro, sesimbrense que terá dado impulso à investigação histórica sobre o Navegador. Da leitura do testamento fica claro que Sebastião Rodrigues Soromenho nasceu em Sesimbra, tendo doado metade dos seus bens à Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra: a la Cassa de la Santa Misericordia de Cicinbra donde yo nasci.

Soromenho foi considerado um sábio e arrojado piloto do Pacífico, tendo sido encarregue de explorar minuciosamente a costa da Califórnia, atual costa oriental dos Estados Unidos da América, tarefa que terá feito com empenho e rigor.

Em 1595, descobriu um cabo a que chamou de Mendocino. Nesse mesmo ano, ancorou na baía a que deu o nome de S. Francisco, local onde se situa a atual cidade de S. Francisco, uma das mais importantes dos Estados Unidos da América. É digno de nota o facto do vocábulo Califórnia existir, há muitos séculos, na toponímia de Sesimbra.

Soromenho elaborou “o primeiro roteiro objetivo das Costas Ocidentais dos Estados Unidos da América.”- segundo o conceituado historiador Jaime Cortesão.

 

Painel de Azulejos

Painel de azulejos colocado no bar da Escola Sede alusivo à rota
percorrida pelo navegador Rodrigues Soromenho
no Oceano Pacífico e à descoberta da costa californiana



 
   
Nunca deixe de estar informado! Esclareça as suas dúvidas!
  • CONTACTOS
  • Rua Conselheiro Ramada Curto
    2970-726 Sesimbra
    Portugal

  • TEL.: 21 223 36 00
    FAX: 21 223 15 94

  • geral@aenrs.pt
    secretaria@aenrs.pt