Critérios de Transição do 5º para o 6º ano

(Definidos pelo Conselho Pedagógico do Agrupamento de acordo com o Despacho Normativo n.º 1-F/2016, art.21º)

Níveis inferior a 3  Situação 
 Até 3 disciplinas  O aluno transita para o 6º ano.

4 disciplinas

O conselho de turma decide se o aluno tem condições de transitar para o 6º ano:

  - A decisão é favorável -  O aluno transita para o 6º ano.

  - A decisão é desfavorável - Com autorização do Encarregado de Educação, o aluno realiza PIR (Plano Intensivo de Recuperação), no máximo, a três disciplinas, para que fique em situação de transição, não podendo acumular Português, Matemática e outra disciplina.

5 a 7 disciplinas

O aluno não transita. Com autorização do Encarregado de Educação, realiza PIR (Plano Intensivo de Recuperação), no máximo, a três disciplinas, para que fique em situação de transição, não podendo acumular Português, Matemática e outra disciplina.
 8 ou mais disciplinas  O aluno não transita.

 

Critérios de Aprovação de final do 2º ciclo (6º ano). 

(Definidos pelo Ministério da Educação)

Níveis inferior a 3  Situação 

Português (ou  PLNM ou PL2) + Matemática

3 ou mais disciplinas

O aluno:

  - não progride e obtém a menção de Não Aprovado;

  - como autoproposto (aluno com 16 anos, até ao final do ano letivo) realiza as provas de equivalência à frequência (1º e 2ª fase), nas disciplinas em que não obteve aprovação. (No ano letivo 2016/17 não se aplica por inexistência de alunos com idade superior a 16 anos)

 Outras situações  O aluno progride para o 7º ano e obtém a menção de Aprovado

 

Critérios de Transição do 7º para o 8º ano e do 8º para o 9º ano

(Definidos pelo Conselho Pedagógico do Agrupamento de acordo com o Despacho Normativo n.º 1-F/2016 art.21º ponto 2 e 3)

Níveis inferior a 3  Situação 
 Até 3 disciplinas  O aluno transita para o ano seguinte.

4 disciplinas

O conselho de turma decide se o aluno tem condições de transitar:

  - A decisão é favorável -  O aluno transita para o ano seguinte.

  - A decisão é desfavorável - Com autorização do Encarregado de Educação, o aluno realiza PIR (Plano Intensivo de Recuperação), no máximo, a três disciplinas, para que fique em situação de transição, não podendo acumular Português, Matemática e outra disciplina.

5 a 7 disciplinas

 O aluno não transita. Com autorização do Encarregado de Educação, realiza PIR (Plano Intensivo de Recuperação), no máximo, a três disciplinas, para que fique em situação de transição, não podendo acumular Português, Matemática e outra disciplina.
 8 ou mais disciplinas   O aluno não transita.

  

9º ano - Situação após a realização da Avaliação Interna no final do 3º período

Níveis inferior a 3  Situação 

Português (nível 1) + Matemática (nível 1)

2 ou mais disciplinas + Port. (nível 1) ou Mat. (nível 1)

4 disciplinas, exceto se duas delas forem Português (nível 2) e Matemática (nível 2)

3 ou mais disciplinas, excluindo Português ou Matemática

O aluno:
- não progride e obtém a menção de Não Aprovado, na pauta do 3º período;
- não realiza as provas finais do 3ºciclo (Português e Matemática) na 1ª fase.

O aluno pode autopropor-se e realiza:
- as provas finais do 3ºciclo (Português e Matemática) na 2ª fase, efetuando também uma prova oral na disciplina de Português;
- as provas de equivalência à frequência na 1ª fase, nas disciplinas em que não obteve aprovação.
- como autoproposto pode inscrever-se e realizar, na 2ª fase, as provas de equivalência à frequência em todas as disciplinas em que não obteve aprovação na 1ª fase. 

Outras situações 

O aluno:
- realiza as provas finais do 3ºciclo (Português e Matemática) na 1ª fase;
- na pauta é inscrita a seguinte informação: “Admitido às provas finais de ciclo”

Critérios de Aprovação de final do 3º ciclo (9º ano)

Após a formalização da avaliação sumativa, incluindo, sempre que aplicável, a realização de provas de equivalência à frequência, e, no 9.º ano, das provas finais de ciclo. 

(Definidos pelo Ministério da Educação)

Níveis inferior a 3  Situação 

Português (ou  PLNM ou PL2) + Matemática

3 ou mais disciplinas

O aluno não progride e obtém a menção de Não Aprovado;

 Outras situações  O aluno progride para o 10º ano e obtém a menção de Aprovado
 
   
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